“Valsas pra Banda Passar”: breve estudo sobre processos criativos em arranjos e composições para Agrupamentos Populares.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222534

Palavras-chave:

Processos Criativos, Arranjo, Composição Musical, Valsa, Música Brasileira

Resumo

Este artigo pretende constatar, tendo os elementos da valsa (gênero) e da Banda (agrupamento formador) como pano de fundo, os desvios e adaptações a partir de uma perspectiva prática de arranjador. A relação entre esses dois elementos se dá dentro de uma perspectiva de tensão entre um ideário de brasilidade e elementos estrangeiros. A partir de uma formação padrão (Banda), elementos musicais se infiltram no gênero da valsa. Especificamente tratará do gênero para as formações de orquestra Típica e Big Band, tendo como ponto de partida as considerações retiradas sobre a versão de “Tenra Saudade” (ou “Por Um Beijo” de Anacleto de Medeiros) para a Banda da Casa Edson. Será realizada a análise e contexto do tema “Bebel” (de João Gilberto) e descrição do seu arranjo para Big Band; análise e contexto do tema “Valsa Brasileira” de Edu Lobo & Chico Buarque e descrição da elaboração do arranjo para a formação de uma Orquestra Típica e, por fim, descrição da elaboração da composição de um tema para mesmo gênero (“Valsa Moura”) para o agrupamento da Orquestra Típica reduzida ao formato de Ensemble. A partir de tais levantamentos, uma série de considerações serão levantadas a partir do cotejamento de dados realizados nas etapas anteriores à luz de novos autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Mário. Dicionário Musical Brasileiro. Coord. Oneyda Alvarenga (1982-84), Flávia Camargo Toni (1984-1989). Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília: MINC; São Paulo: IEB,-EDUSP. 1989.

ARAÚJO, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução. RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis. Caderno em Português. Sorbonne Université: nº 1, Abril 2018

DICIONÁRIO DE MÚSICA. Hamlyn Publishing Group & Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1985.

DOURADO, Henrique Autran. Dicionários de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004.

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

CASCUDO: Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 11a Ed., 2002.

FRANCHESCHI. Humberto Moraes. A Casa Edison e seu Tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002.

FRANCHESCHI. Humberto Moraes. Memórias Musicais. (ANEXO) Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002b.

GILBERTO, João (intérprete). João Gilberto. Brasil: Polydor, 1973. (LP)

GODWIN, Joscelin. Waltz. In: Kernfield, Barry (Org.). The New Grove Dictionary of Jazz. 2a edição. London/New York: Grove´s Dictionaries Inc./Macmillian Publishers Limited, 2002, 847, Vol. 3.

LEME, Bia Paes. (org.). O Carnaval de Pixinguinha. São Paulo: Instituto Moreira Salles/SESC, 2014. (Partitura)

LEME, Bia Paes. Pixinguinha na Pauta. São Paulo: Instituto Moreira Salles/SESC, 2011. (Partitura)

LOBO, Edu; BUARQUE, Francisco. (Compositores) Dança da Meia Lua. Rio de Janeiro: Som Livre, 1988. (LP)

MACHADO, Cacá. O Enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituo Moreira Salles, 2007.

MEDEIROS, Anacleto. Tenra Saudade. Fortaleza: Ed. da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2013. (PARTITURA).

PORTO, Mateus; XXXX, Xxxxx. Platinidades, literatura e diálogos no processo criativo da canção Gaucho de Mateus Porto e Juliano Guerra. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal-RN, v. 10, n. 2, 2023.

PIEDADE, Acácio. “Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas...” Per Musi. Belo Horizonte: n 23, 2011, p.103-112.

Xxxxx Xxxx & Ensemble Brasileiro. São Paulo: Dist. Trattore, 2017/2018. [CD/SPOTIFY].

XXXX, Xxxxx. “O arranjo de Pixinguinha para Gaúcho de Chiquinha Gonzaga: a orquestra típica a caminho da Big Band”. São Paulo: ANAIS DA XXIV ANPPOM. São Paulo, Ed. ANPPOM, 2014, p. 1-10.

ANAIS DA XXIV ANPPOM. “Procesos Creativos em arreglos y composiciones musicales del género choro para Orquestra Típica/Jazz Band”. Revista Vórtex, Curitiba, v.4, n.3, 2016, p. 1-12

ANAIS DA XXIV ANPPOM. “La Jazz Band y la orquesta típica em el Frevo. Procesos creativos em arreglos y composiciones”. Clang, La Plata (Arg.), No 5, 2019b, p. 1-12.

ANAIS DA XXIV ANPPOM. “’Pr'um Samba’: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro”. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019a, p.1-21.

ANAIS DA XXIV ANPPOM. “O Tempo de Hermeto Pascoal: Simultaneidade de Acontecimentos em ‘Mestre Radamés’”. Per Musi, Belo Horizonte: UFMG. p.1-16.

ANAIS DA XXIV ANPPOM. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Ed. Rondó, 3ª edição, 2020.

ULBANERE, Alexandre. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista histórico. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP, 2005.

WRIGHT, Rayburn. Inside Score. New York: Kendor Music Inc., 1982.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Tiné, P. J. de S. (2024). “Valsas pra Banda Passar”: breve estudo sobre processos criativos em arranjos e composições para Agrupamentos Populares. Revista Da Tulha, 10(1), 72-101. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222534