INFRAESTRUTURA VERDE NO CONTEXTO DA INFRAESTRUTURA AMBIENTAL URBANA E DA GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p12-30Palavras-chave:
infraestrutura verde, infraestrutura ambiental urbana, gestão ambiental urbana, planejamento ambiental, parques, áreas verdes, sustentabilidade urbanaResumo
O crescente número de pesquisas acerca do conceito de infraestrutura verde no Brasil e de algumas experiências concretas realizadas já reflete a necessidade de se avançar nas questões referentes à sua inserção no contexto da infraestrutura ambiental necessária aos grandes organismos urbanos e da gestão ambiental do território. A intensa gama de soluções propostas por esse conceito apresenta interfaces com muitas outras infraestruturas urbanas e, sobretudo, com diferentes escalas e atores da gestão do território.
Neste sentido, este artigo pretende contribuir para essa reflexão, apresentando uma abordagem preliminar sobre a natureza da gestão ambiental do território urbanizado e onde estará o lócus das ações vinculadas ao conceito de infraestrutura verde. Concomitante a esse objetivo, apresenta-se a formulação inicial de um conceito de gestão ambiental urbana¹, o qual busca abranger a esfera de gestão de todas as estruturas que estabelecem o uso e o consumo dos recursos naturais de forma mais direta, ou seja, tanto em relação ao solo, como à água e à vegetação.
________________
¹ Gestão ambiental urbana com o sentido da urbanização do território, incluindo as áreas rurais e intra-urbanas, assim, toda a esfera de ação municipal e naquilo que deverá se expandir para a estadual, em especial nos casos das grandes regiões urbanizadas, ou seja, o caso das regiões metropolitanas. Trata-se de inserir o contexto do território utilizado pela cidade, que extrapola, em parte, os limites de suas áreas urbanas e dos seus limites municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.