Sorria para Kádár: filmes de família e reescritura da história na série socialismo particular de Péter Forgács
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6p51-70Palavras-chave:
Péter Forgács, Filme de família, Imagem de arquivo, Socialismo, Found footageResumo
Desde o fim do regime comunista, o artista e cineasta Péter Forgács reapropria filmes amadores para questionar e reescrever a história europeia por meio de outras perspectivas. Este trabalho propõe analisar como a remontagem de histórias e memórias visuais íntimas reconfiguram a percepção coletiva do passado nos filmes de sua série Socialismo Particular: E/Ou (Either-Or,1989), O Beijo de Kádár (Kádár’s Kiss, 1997) e Class Lot (1997). Neles, como imagens amadoras renegociam no presente as tensões particulares e públicas que definiam a vida durante o socialismo na Hungria?
Downloads
Publicado
2014-10-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Laika
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.