Archival and Fake Found Footage as Medial Figurations in Hungarian Experimental Filmmaking
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6p104-120Palavras-chave:
Gábor Bódy, András Jeles, Imagens de arquivo, Fake found footage, Indexicalidade, Remediação, Figuração, Arqueologia cinematográficaResumo
No discurso teórico do filme de arquivo, pode-se detectar uma mudança do paradigma da recontextualização para o da estratégia retórica. Em termos dessa mudança, o filme de arquivo não é mais considerado como um modo de representação transparente da “realidade”, mas sim como figuração que cria tensão produtiva no curso da interação de imagens em movimento. Imagens de arquivo adquirem um papel proeminente no cinema experimental húngaro. O presente artigo centra-se em filmes de dois cineastas experimentais húngaros Gábor Bódy e András Jeles, em que o material de arquivo encena o confronto entre a memória privada e a consciência histórica. O artigo enfoca especialmente o papel das imagens falsas encontradas e das imagens de arquivo em American Torso (Amerikai anzix, 1975) de Gábor Bódy e Parallel Lives (Senkiföldje, 1993) de András Jeles.

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