O homem dotado de imagem: reempregos críticos segundo Peter Tscherkassky, Jean-Luc Godard, Andrei Ujică e Marylène Negro

Autores/as

  • Nicole Brenez Universidade de Paris 3. Sorbonne nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v4i7p1-20

Palabras clave:

Imagem, Cineastas

Resumen

A história das artes (literatura, arquitetura, música, pintura, cinema)  é massivamente constituída por reempregos e contrassensos. O século XX viu se desenvolver uma cultura do reemprego de intenção crítica, seja ela de ordem analítica, polêmica ou simplesmente reflexiva. À medida que as imagens se acumularam e as práticas, suportes e modos de difusão se multiplicaram, as iniciativas analíticas e críticas também se desenvolveram.

Biografía del autor/a

  • Nicole Brenez, Universidade de Paris 3. Sorbonne nouvelle

    Ensina cinema na Universidade de Paris 3 - Sorbonne nouvelle. Graduada pela École Normale Supérieure e professora associada de cinema moderno, é Senior Member do Institut Universitaire de France. É autora de diversos livros e curadora da programação de vanguarda da Cinémathèque française.

Publicado

2021-05-18