Dossiê "Found Footage II"

Autores

  • Carlos Adriano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6pI-V

Resumo

A ruína é a evidência dos restos do tempo. O cinema de reapropriação re(in)staura uma experiência de ruínas. Achar a imagem filmada é reprocessar o tempo reencontrado. Pensar o tempo como montagem de elementos heterogêneos: justa posição poética, aproximação de realidades distantes (salve, P. Reverdy).

Biografia do Autor

  • Carlos Adriano, Universidade de São Paulo

    Cineasta, doutor em cinema (USP), pós-doutor em artes (PUC-SP) e pós-doutorando em cinema (USP). Recebeu as bolsas Vitae de Artes, de Doutorado Fapesp, de Pós-Doutorado Fapesp e de Pós-Doutorado Capes. Nos últimos 26 anos realizou 13 filmes, como: Remanescências; A voz e o vazio: a vez de Vassourinha; Santoscópio = Dumontagem; Santos Dumont pré-cineasta?, Sem Título # 1: Dance of Leitfossil e Sem Título # 2: la mer larme. Com Bernardo Vorobow é organizador da antologia Julio Bressane: cinepoética e autor do livro Peter Kubelka: a essência do cinema.

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Publicado

2014-04-28