Virtual flauta doce: integrated extension projects mediated by non-classroom activities

Authors

  • Isamara Alves Carvalho Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Michelini Aguilar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • David Castelo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179788

Keywords:

Recorder, Extension Courses, Virtual Platforms

Abstract

The lockdown imposed by the COVID-19 protective measures led three recorder teachers from three Brazilian federal universities to come together in one major educational project for a near future. Overcoming a period of anguish, outburst and sharing impressions about possible ways to be pursued on virtual platforms each one proposed a specific approach. It was taken in to account the research and teaching profiles of each teacher in their own university. The presente experience report provides on overview about the projects “Tocar Junto Virtual – Flauta Doce”, “Flauta Doce em Sistema” e “Vida na Flauta”.

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Author Biographies

  • Isamara Alves Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorou-se em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) com a tese “Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a distância na UFSCar”. Em 2004 apresentou sua dissertação de mestrado em Educação intitulada “Saberes docentes dos instrumentistas professores: diálogo entre ensinar e avaliar num curso de performance em instrumento musical”.  Concluiu o Bacharelado em Música - Flauta Doce em 1996 pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Foi professora de Flauta Doce, Musicalização e Rítmica na Escola de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul de 1993 a 2009, na qual foi coordenadora pedagógica no ano de 2006.  Desde 2009 é professora efetiva do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando nos cursos de Licenciatura em Música (presencial) e Licenciatura em Educação Musical (modalidade de educação a distância) nas áreas de Prática e Ensino em Educação Musical, Rítmica e Flauta Doce. Na área de EaD exerceu atividades como tutora virtual do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar, formadora no Programa Descubra a Orquestra (OSESP) e no Projeto Guri, além de ter sido coordenadora no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2015 da Licenciatura em Educação Musical da UFSCar. Atualmente é vice coordenadora do curso presencial de Licenciatura em Música, orienta a elaboração de trabalhos de conclusão de curso de graduação e iniciação científica nas áreas de educação musical, ensino de instrumento e uso de recursos tecnológicos musicais, mantém grupos de estudo do repertório de trios e quartetos para flauta doce.

  • Patrícia Michelini Aguilar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Patricia Michelini é Professora Adjunta de Flauta Doce da Escola de Música da UFRJ. Doutora em Música e Bacharel em Composição pela ECA-USP, Mestre em Música pela UNICAMP e formada no curso técnico em Flauta Doce da Fundação das Artes de S.C.Sul. Atua nas áreas de Musicologia Histórica, Educação Musical e Performance. Na EM-UFRJ desde 2011, é docente do curso de Licenciatura e do Programa de Mestrado Profissional em Música (PROMUS), responsável pelo projeto de extensão Flauta doce em Sistema (2020) e pela curadoria do Festival de Música Antiga (2011-2015) e do Seminário de Flauta Doce (2015 e 2018). Participa regularmente de eventos científicos e artísticos promovendo pesquisas concluídas ou em fase de desenvolvimento, merecendo destaque sua participação nos Encontros de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII (USP-SP), nos Encontros Internacionais de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí (SP), nas Semanas do Cravo da UFRJ (RJ), no Projeto Flauta Doce em Pauta (UFPE-Recife), no Colóquio de Música Antiga da UFG (Goiânia) e na Série de Música Antiga de Goiás. É criadora e integrante de grupos que tem como foco o repertório para flauta doce de diversos períodos históricos, como o Duo Flustres, Conjunto Barroco Affettuoso e o Ensemble Galanteria. Desde 2014 integra a Orquestra Barroca da Unirio (OBU), dirigida por Laura Rónai, junto à qual foi solista na Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro da UFF (Niterói), Theatro Municipal de Nova Friburgo e no Espaço Cultural BNDES.

  • David Castelo, Universidade Federal de Goiás

    Professor de flauta doce da Universidade Federal de Goiás (UFG), David Castelo é doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - orientado pela Porfa. Dra. Sonia Ray, onde desenvolveu pesquisa sobre a relação entre técnica instrumental e expressão musical. Graduou-se em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina (SP), na classe da profa. Isa Poncet e obteve seu Master’s Degree no Conservatório Real de Haia (Holanda), orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Atua regularmente, como professor e concertista, em universidades, festivais e orquestras tanto no Brasil quanto no exterior, destacando-se: Indiana University, 2012 e 2013; Conservatório Real de Haia, 2013; Seminários de Flauta doce da UFRJ, 2015 e 2018; Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, 2015 e 2017; Bienal de Música Brasileira Contemporânea, 2017; Encontro em Performance em Flauta Doce de Uberlândia, 2018; Instituto Gregoriano de Lisboa, 2018; Festival Internacional de Música Barroca de Salta (Argentina), 2017 e 2019. Tem trabalhado na criação e implementação de projetos culturais, destacando-se aqueles elaborados para o Centro Cultural Banco do Brasil (SP e RJ) e Fundação Social Raimundo Fagner (CE). Nos anos de 2015 e 2016, foi convidado pela Yamaha Musical do Brasil para fazer o lançamento nacional das flautas soprano e contralto da linha ecológica (YRS-402B e YRA-402B). Em agosto de 2019, regeu a montagem da ópera “Venus and Adonis” do compositor inglês John Blow (1649-1708). Atualmente, dirige a Orquestra Barroca UFG e coordena os Colóquios de Música Antiga da UFG.

References

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: abordagens e experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

NUNES, Helena de Souza. Qual o papel da e-Learning no Futuro da Pós-Graduação em Música brasileira? In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM). 28º, 2018, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2018. Disponível em:

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VALENTE, José Armando. Curso de especialização em desenvolvimento de projetos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. IN VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabete B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003, p. 23-55.

Published

2020-12-20

How to Cite

Virtual flauta doce: integrated extension projects mediated by non-classroom activities. (2020). Revista Música, 20(2), 337-350. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179788