Fontes Inéditas dos "Trois Études" para piano (1910) de Henrique Oswald
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55081Resumo
Entre os manuscritos de Henrique Oswald (1852-1931) doados pelos descendentes do compositor ao CDEMB-DM-ECA/USP, quatro autógrafos completos referem-se a Estudos para piano solo: Trois Études (1910) e o Étude pour la main gauche (1921). Na produção de Henrique Oswald para piano solo, seis são os Estudos, somando-se aos quatro citados o Estudo (edição póstuma) (1897) e o Scherzo-Étude (1902), todos editados. Os Trois Études formam um conjunto monolítico criado basicamente num impulso único a propiciar a homogeneidade técnico pianística, mercê de problemática específica exaurida em sua essencialidade, o arpejo. As novas fontes manuscritas autógrafas completas dos Trois Études representam matéria de interesse comparativo e estético musical, entendendo-se o conjunto editado. Numa visão outra, a quase inexistência de rasuras confere aos Estudos em questão, em suas roupagens manuscritas, definições por parte do autor e determinados valores a antecederem os contidos nos decisivos manuscritos que serviriam à imediatamente posterior edição.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1994-12-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1994 José Eduardo Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Fontes Inéditas dos "Trois Études" para piano (1910) de Henrique Oswald. (1994). Revista Música, 5(2), 199-211. https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55081