O Tahuantinsuyu e o poder das huacas nas relações centro x periferia de Cusco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113507Palavras-chave:
Andes - Inca - Mochica - Cosmovisão - Política - ReligiãoResumo
O objetivo deste ensaio é discutir as relações centro x periferia das esferas de poder político e religioso do mundo andino, a partir da compreensão das cosmovisões ameríndias e a concepção quadripartite que fundamentou a espacialização e territorialidade do Tahuantinsuyu incaico. A análise compreende uma variada gama de fontes arqueológicas, etnográficas e históricas, dando ênfase à comparação dos contextos de produção da cerâmica ritual mochica e da religião oficial que proclamava, no período de hegemonia incaica, os ideais centralizadores de CuscoDownloads
Publicado
2009-09-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
O Tahuantinsuyu e o poder das huacas nas relações centro x periferia de Cusco. (2009). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, supl.8, 37-51. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113507