Arqueologia ambiental do Sítio Maracaju 1, MS: dados preliminares sobre zooarqueologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113519Palavras-chave:
Zooarqueologia de Mato Grosso do Sul - Sítio arqueológico Maracaju 1Resumo
O sítio arqueológico Maracaju 1 é caracterizado por um abrigo sob rocha que apresenta painéis com inscrições rupestres e por uma rica quantidade de vestígios orgânicos. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivos identificar e analisar os vestígios orgânicos resgatados no sítio retrocitado. Levantamentos faunísticos e florísticos, no entorno do abrigo em questão, e coleções osteológicas de referência serviram como recursos para a identificação de taxa animais e, ou, vegetais resgatados nas estruturas de fogueiras evidenciadas durante as campanhas de escavação da década de 1980 e do ano de 2007. Entre os mamíferos, que perfazem a maior parte da amostra de vertebrados, figuram cervídeos, taiassuídeos, roedores da família Echymidae, Hydrochaeris hydrochaeris e Euphractus sexcintus. Os répteis são representados por boídeos e lacertílios e as aves, de pequeno porte, ainda não foram identificadas. Análises ao estereomicroscópio evidenciaram assinaturas tafonômicas da diagênese, posteriores a ações humanas (marcas de corte) e animais (marcas de dentes). Associados à arqueofauna, foram encontrados fragmentos de cerâmica, pertencentes à Subtradição Guarani; e, em camadas mais profundas, pontas de lança atribuídas à Tradição UmbuDownloads
Publicado
2009-09-10
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Arqueologia ambiental do Sítio Maracaju 1, MS: dados preliminares sobre zooarqueologia. (2009). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, supl.8, 167-175. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113519