Nota Fiscal Paulista: um estudo exploratório sobre o comportamento do cidadão da geração Y na grande São Paulo

Authors

  • Antonio Nunes Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul Author
  • Viviane Vieira de Andrade Author
  • Ana Cristina de Faria UNINOVE Author

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p357-378

Abstract

O objetivo deste estudo é explorar o comportamento de um grupo específico de cidadãos – os da Geração Y (nascidos entre 1980 e 1999), em relação ao sistema do Programa de Incentivo à Cidadania Fiscal - Nota Fiscal Paulista (NFP). A pesquisa de caráter exploratório contemplou 117 respondentes na Grande São Paulo. Os achados da pesquisa possibilitam defender que há forte adesão da amostra pesquisada pertencente à Geração Y (75,8%). Parcela significativa dos respondentes (68%) dessa faixa prefere o crédito em conta corrente, como forma de uso dos benefícios do programa, seguidos de 17% que optam pelo desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA. As estatísticas descritivas corroboram com o quadro teórico-conceitual, de que os representantes da Geração Y são hábeis na utilização de ferramentas ligadas à Tecnologia de Informação; tal como o sistema da NFP, e são atentos aos seus direitos e inclinados a buscarem retornos financeiros imediatos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Antonio Nunes Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Cristina de Faria, UNINOVE

    Pós Doutora em Gestão de Operações e Logística pela EAESP-FGV. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Brasil.

Published

2014-12-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Nota Fiscal Paulista: um estudo exploratório sobre o comportamento do cidadão da geração Y na grande São Paulo. (2014). Management & Public Policies Journal, 4(2), 357-378. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p357-378