Reflexos de uma Lógica Mercadológica no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.11606/rgpp.v6i2.133950Keywords:
Instituição de Ensino Superior, mercadologia, neoliberalismo, docência, formaçãoAbstract
O presente trabalho visou problematizar as possibilidades e o lugar do docente de ensino superior dentro de um escopo de uma política voltada para uma racionalidade neoliberal, a qual prima por grande produtividade, desenvolvimento pessoal meritocrático, pela lógica da concorrência e da competitividade, bem como – em especial recorte deste artigo ao contexto acadêmico – na transformação das Instituições de Ensino Superior tomadas enquanto empresas, que devem responder às demandas e preceitos da gestão à qual são submetidas. Neste contexto, a formação do docente é amplamente atravessada pela ênfase na produção massiva de conteúdo acadêmico, em detrimento da formação didática e do incentivo ao pensamento crítico no ensino. Partindo do contexto histórico no qual a universidade se insere hoje, o presente artigo buscou discutir como as implicações da demanda mercadológica para a universidade recaem no exercício da docência, tendo como questão norteadora: os professores apresentam condições formativas para enfrentar as novas demandas que se impõe à universidade?
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