Evasão Escolar no Ensino Superior em Instituições Públicas e Privadas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.206318

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Superior, SEMESP, INEP, IES Brasileiras

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a problemática da evasão escolar superior nas IES brasileiras com base em dados estatísticos do SEMESP e do INEP. Tais informações nos ajudarão a compreender as causas que levam o jovem a evadir da instituição de ensino. É de se saber que a evasão escolar é um preocupante problema acadêmico que vem se agravando a cada ano tanto no que tange às instituições públicas como as privadas em modalidades presencial e à distância. A análise será feita do ponto de vista geral, ou seja, focando o Brasil e também uma análise específica, procurando entender como a evasão ocorre no Estado de São Paulo, um dos mais importantes estados do país. A escolha em analisar o Estado de São Paulo é uma maneira estratégica de estudo pois além de ser uma região com potencial número de instituições de ensino superior, é uma região que detém um grande contingente de alunos com diferentes características sociais e econômicas, fazendo com que se permita abordar de maneira mais precisa as causas que envolvem a evasão. Algumas considerações serão trazidas, alternativamente, como soluções parciais para contornar esse problema. 

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Camara Barboza, Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba

    Graduado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; em Licenciatura em Ciências da Natureza e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Atualmente é Biólogo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, SP, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barboza, R. C. (2024). Evasão Escolar no Ensino Superior em Instituições Públicas e Privadas no Brasil. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(2), 219-232. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.206318