A crítica de arte feita por mulheres e seus desdobramentos institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10690

Palavras-chave:

Crítica de arte, Mulheres, gênero, feminismo, instituições artísticas

Resumo

O presente dossiê aborda um tema pouco trabalhado no Brasil, a saber: a atuação das mulheres no campo da crítica de arte. Sob o prisma dos estudos de gênero, reunimos sete artigos que abordam, a partir de trajetórias, produções e casos distintos, as seguintes questões: houve mulheres exercendo a crítica de arte, as investigações estéticas e a história da arte entre o século XVIII e o final do XX? Se houve, quem foram? Por que pouco sabemos sobre elas? O que escreveram e onde escreveram? Que tipo de visões, valores e propostas defendiam? Havia algum tipo de especificidade em suas críticas e temáticas advindas de suas condições de gênero?

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Biografia do Autor

  • Talita Trizoli, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Talita Trizoli é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Ana Paula Cavalcanti Simioni é docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea (PGEHA/MAC/USP).

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Dossiê: A crítica de arte feita por mulheres e seus desdobramentos institucionais

Como Citar

Trizoli, T., & Simioni, A. P. C. (2024). A crítica de arte feita por mulheres e seus desdobramentos institucionais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(87), 1-13. https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10690