O narrador e a psicanálise nos diários de A consciência de Zeno e Os moedeiros falsos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10673

Palavras-chave:

Modernismo, Psicanálise, Diário

Resumo

O presente artigo propõe uma análise comparativa entre A consciência de Zeno, de Italo Svevo, e Os moedeiros falsos, de André Gide, no que se refere à forma do diário como um elemento que contribui não só para a construção dos romances, mas, também, como uma técnica formal que expressa uma visão de literatura nos anos 1920. Para tanto, inicia-se com uma breve introdução problematizando a questão da forma do romance; em seguida, contextualizando as obras em análise ao público; e, por fim, refletindo como o diário e a psicanálise fundam um estilo em Svevo e em Gide que propõe um pacto com o leitor ao mesmo tempo que evidencia tanto a ficcionalidade dos romances quanto a relação entre os escritores e seus protagonistas.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Ferreira Aguiar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Leonardo Ferreira Aguiar é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aguiar, L. F. (2024). O narrador e a psicanálise nos diários de A consciência de Zeno e Os moedeiros falsos . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(87), 1-13. https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10673