Empreendedorismo popular e a economia moral da vida sem salário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10683

Palavras-chave:

Periferias urbanas, Empreendedorismo, Comunidade

Resumo

Este artigo investiga pequenos comerciantes da periferia da zona sul de São Paulo em uma época de crescente difusão do empreendedorismo fazendo uso do conceito de “economia moral”. O texto emprega uma abordagem etnográfica para o debate teórico acerca das transformações históricas ocorridas nas periferias urbanas nas últimas décadas. Por um lado, são relações que exprimem a sociabilidade na “vida sob cerco” ou nos “enclaves fortificados”; por outro, essas relações demonstram a monetarização nesses territórios. De modo que esse “resgate” da comunidade pela utopia da autonomia renasce degenerado por condições estruturais modificadas.

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Biografia do Autor

  • Henrique Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Henrique Costa é pós - doutorando no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

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2024-05-28

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Costa, H. (2024). Empreendedorismo popular e a economia moral da vida sem salário . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(87), 1-19. https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10683