Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2463.3008Palavras-chave:
Saúde, Educação, Avaliação de Serviços de Saúde, Serviços de Saúde Escolar, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Estudos de AvaliaçãoResumo
Objetivo: identificar e analisar as evidências disponíveis sobre as estratégias utilizadas nos estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola. Método: revisão integrativa com busca na LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect e PubMed. A partir dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos foram relacionados 121 artigos para compor a amostra. Resultados: predominaram estudos no idioma inglês (97,5%), com abordagem quantitativa (80,2%), referente às intervenções executadas na Região das Américas (54,6%) e Europeia (23,1%). Em sua maior parte, tratam-se de intervenções em formato de programas (70,2%), interessadas em avaliar resultados (73,5%) a partir do julgamento de valor (83,4%). Prevaleceram intervenções com foco em eficácia, nos efeitos ou no impacto e as atividades realizadas nas intervenções estavam voltadas para atividades físicas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e uso do tabaco, álcool e outras drogas. Estas são trabalhadas através de atividades de acompanhamento clínico, promoção da saúde e prevenção de doenças. Conclusão: as evidências apontam que as avaliações das intervenções de saúde na escola focalizam os resultados produzidos em programas mediante o julgamento de valor. As temáticas mais abordadas foram alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, entre outros.Downloads
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Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura. (2018). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3008. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2463.3008