Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Nelson Miguel Galindo-Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7003-165X
  • Ana Carla Silva Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Lívia Moreira Barros Universidade Estadual Vale do Acaraú, Departamento de Enfermagem
  • Guilherme Guarino de Moura Sá Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Khelyane Mesquita de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Materiais de Ensino, Recursos Audiovisuais, Filmes e Vídeos Educativos, Educação em Saúde, Pessoas com Deficiência Auditiva

Resumo

Objetivo: construir e validar vídeo educativo para ensino de alunos surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico composto pela construção do vídeo educativo, validação de conteúdo por 22 enfermeiros com expertise em parada cardiorrespiratória e avaliação por 16 alunos surdos. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros e Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva para avaliação dos alunos surdos. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. Resultados: a versão final do vídeo possuiu 7 minutos e 30 segundos, contemplando as etapas que devem ser realizadas pelo leigo para socorrer a vítima de parada cardiorrespiratória, apresentadas com animação e narração na língua brasileira de sinais. Todos os itens obtiveram concordância dos enfermeiros e dos alunos surdos igual ou superior a 80%. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e compreensível, por alunos surdos, de forma que consiste em uma tecnologia inclusiva para educação em saúde de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar.

Downloads

Publicado

2019-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3130. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130