Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6628.3946Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; MetanáliseResumo
Objetivo: analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética. Método: revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise. Resultados: as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.Downloads
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Publicado
2023-06-19
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3946. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6628.3946