Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198Palavras-chave:
Tecnologia Educacional; Redes de Comunicação de Computadores; Família; Cuidado Pós-Natal; Recém-Nascido; Educação em SaúdeResumo
Objetivo: construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares. Método: estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%). Resultados: na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%). Conclusão: o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks, computadores, smartphones ou tablets.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2024-06-17
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Como Citar
Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4198. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7222.4198