Aplicabilidade do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6977.4225

Palavras-chave:

Idoso , Serviços de Saúde , Enfermagem , Teoria de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem , Teoria de Sistemas

Resumo

Objetivo: mapear as produções científicas sobre a aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem voltada para a atenção à saúde de idosos. Método: revisão de escopo, baseada na metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute . Foram consultadas sete bases de dados eletrônicas. Quanto aos critérios de elegibilidade, consideraram-se: População - idosos; Conceito - aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman na prática de enfermagem; e Contexto da pesquisa - serviços de saúde. Resultados: 14 estudos compuseram a amostra. Os dados foram analisados e sumarizados em duas categorias: implementação do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes hospitalares, institucionais e ambulatoriais e utilização do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes comunitário e domiciliar. Conclusão: A aplicação da abordagem de sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica, em diversos cenários de cuidado revelou-se promissora, ao considerar os idosos como indivíduos abrangentes e de múltiplas dimensões. Essa perspectiva demonstrou adaptabilidade e eficácia para atender às diversas necessidades dos idosos, resultando em uma melhoria em sua qualidade de vida na velhice.

Downloads

Biografia do Autor

  • Samara Gonçalves de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Brasil. 

Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Aplicabilidade do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica: revisão de escopo. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4225. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6977.4225