Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem: revisão de escopo

Autores

  • Angélica Oliveira Veríssimo da Silva Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-8666-8009
  • Cristina Maria Correia Barroso Pinto Escola Superior de Enfermagem do Porto, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e Rede de Investigação em Saúde, Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-6077-4150
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Aveiro, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-0610-6896

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7383.4372

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis; Smartphone; Estudantes de Enfermagem; Competência Profissional; Prática Profissional; Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Objetivo: mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem. Método: tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica. Resultados: foram identificados 264 estudos, dos quais 13 compuseram o corpus d e análise. Os estudos foram realizados principalmente no continente asiático. As intervenções variaram de 1 a 12 semanas, com predomínio da utilização de Apps . Já as competências abordadas foram principalmente as capacidades clínicas, técnicas e procedimentos inerentes à prática de enfermagem, seguidas pela tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusão: os estudos analisados não apenas revelaram as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto formativo, mas também destacaram a sua contribuição para o aprimoramento das capacidades clínicas, uma vez que oferecem subsídios para uma abordagem mais dinâmica e eficaz no processo de aprendizagem. A lacuna no conhecimento afigura-se na possibilidade ainda não explorada de integração de diferentes competências profissionais através de uma única ferramenta educativa digital.

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Publicado

2024-09-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem: revisão de escopo. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4372. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7383.4372