Usabilidade do sistema computacional “Apoio à Revisão Sistemática”: um estudo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7081.4375Palavras-chave:
Computação em Nuvem , Design Centrado no Usuário , Revisão , Revisão Sistemática , Software , Tecnologia da InformaçãoResumo
Objetivo: avaliar a usabilidade do sistema computacional “Apoio à Revisão Sistemática”. Método: estudo metodológico envolvendo 21 estudantes, que avaliaram o sistema computacional em um teste de usabilidade remoto e síncrono. Foram realizadas duas atividades, contendo 21 tarefas simulando as etapas iniciais de um estudo de revisão, propostas para eliminação de referências duplicadas, seleção de estudos e resolução de divergências entre avaliadores. No final, os participantes responderam ao questionário System Usability Scale . As medidas utilizadas foram: taxa de conclusão com assistência (eficácia) e tempo para concluir a tarefa (eficiência). Os dados foram descritos em tabela por meio de média, desvio-padrão, valores mínimo e máximo. Resultados: no total de 21 tarefas, os participantes apresentaram taxa de conclusão com assistência de 9% e tempo médio de 55,1 minutos (sendo 60 minutos o tempo esperado). A nota média fornecida pelo instrumento System Usability Scale foi 82,4 (considerando uma pontuação de 0 a 100), mediana 85; valor mínimo 35 e máximo 97,5. Conclusão: o sistema computacional apresenta parâmetros de eficácia e eficiência necessários a uma ferramenta computacional de revisão. Apresenta usabilidade de 82,4 em escala de 0 a 100 avaliada pelo instrumento System Usability Scale . A versão apresentada incorpora os ajustes identificados no teste em uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.