Explorando o metaverso na educação de estudantes da saúde: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7256.4348

Palavras-chave:

Educação , Ensino , Estudantes de Ciências da Saúde , Tecnologia , Tecnologias Educacionais , Realidade Virtual

Resumo

Objetivo: mapear a literatura a respeito da incorporação do metaverso na educação de estudantes de graduação na área da saúde. Método: revisão de escopo de acordo com as recomendações do JBI e Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), conduzida na Web of Science , Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, Embase, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e ProQuest. Resultados: foram incluídos 23 registros publicados de 2020 a 2023 e desenvolvidos em 10 países. O metaverso destaca-se por permitir a simulação de casos hipotéticos, tornando a educação interativa e atrativa. Apesar disso, enfrenta limitações, incluindo possibilidade de despersonalização dos estudantes, preocupações com segurança de dados e privacidade, além do custo elevado de implementação e manutenção de sua infraestrutura. Conclusão: o metaverso viabiliza o desenvolvimento de competências clínicas que subsidiam a construção da identidade profissional do estudante. Todavia, pode não ser equitativo, na medida em que demanda recursos e educadores com domínio para implementá-lo, contribuindo para acentuar a desigualdade na educação de estudantes.

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Biografia do Autor

  • Andrea Bernardes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

  • Lucas Gardim, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Bolsista da University of Alberta Research Award Recipient (NOC 41201), Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) Program, Global Affairs Canada’s International Scholarships Program, Canadá.

  • Agostinho A C Araújo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Explorando o metaverso na educação de estudantes da saúde: revisão de escopo. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4348. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7256.4348