Satisfação dos educadores de enfermagem com o sistema de pontuação do Objective Structured Clinical Examination online
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6816.4345Palavras-chave:
Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Internet; Satisfação do Participante; Questionários; Países em DesenvolvimentoResumo
Objetivo: o sistema de pontuação do OSCE em papel (Pa-OSCE) tem várias desvantagens, incluindo o desperdício significativo de papel e o fato de consumir muito tempo. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos examinadores com o sistema de gerenciamento de pontuação do On-OSCE, identificar e avaliar os possíveis benefícios da inovação e promover seu uso. Método: usando um projeto de estudo transversal, desenvolvemos um inventário de satisfação que consiste em quatro domínios: economia de tempo, facilidade de uso, aplicação prospectiva e objetividade. Esse inventário foi usado para comparar os escores de satisfação entre dois grupos de examinadores (total de 67 indivíduos). Resultados: o inventário de satisfação de 20 itens demonstrou alta validade e confiabilidade (0,98 e 0,97, respectivamente). O tempo médio de pontuação foi significativamente menor no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online (p<0,001). Tanto a pontuação total de satisfação quanto as pontuações de cada domínio foram significativamente maiores no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online em comparação com o grupo do sistema de gerenciamento de pontuação em papel (p<0,001). Conclusão: uma grande proporção dos examinadores forneceu feedback positivo sobre o sistema de gerenciamento de pontuação online . O sistema de gerenciamento de pontuação online economiza o tempo de pontuação, é mais objetivo, mais fácil de usar e é recomendado para implementação. Os sistemas de gerenciamento de pontuação online podem ser implementados em instituições de ensino de enfermagem em todo o mundo para melhorar a eficiência da pontuação. Além disso, o inventário de satisfação de 20 itens pode servir como uma ferramenta de benchmarking para avaliar os educadores em todo o mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.