Comunidade de Prática de Enfermagem: conectando enfermeiros e enfermeiras na Região das Américas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7254.4402Palavras-chave:
Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem; Tecnologia da Informação; Liderança; Informática em Enfermagem; Fóruns de DiscussãoResumo
Objetivo: analisar o perfil de utilização e o conteúdo das mensagens da Comunidade de Prática de Enfermagem da Região das Américas da Organização Pan-Americana da Saúde como ferramenta voltada ao compartilhamento de experiências, conhecimentos e oportunidades para enfermeiros e enfermeiras. Método: estudo descritivo e qualitativo, cujo objetivo foi analisar as mensagens publicadas nos fóruns da Comunidade de Prática. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Resultados: a Comunidade de Prática permitiu a participação de 1765 profissionais de 20 países, com 4001 mensagens publicadas. Os temas analisados (educação, emprego, liderança e prestação de serviços) foram abordados na perspectiva de profissionais de diferentes países, apresentando os desafios que enfrentam e os suas reflexões sobre a situação da Enfermagem na Região. Conclusão: a plataforma permitiu que profissionais de diferentes países e áreas interagissem e debatessem temas relevantes para o ensino e a prática da Enfermagem na Região das Américas. Através da Comunidade de Prática, espera-se aumentar o compromisso, a cooperação e a solidariedade para a aprendizagem coletiva e o desenvolvimento de capacidades, maximizando a contribuição dos enfermeiros com os serviços e sistemas de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.