Experiências de homens transexuais no parto e pós-parto à luz do cuidado transcultural
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7040.4213Palavras-chave:
Pessoas Transgênero , Parto , Saúde do Homem , Atenção Primária à Saúde , Minorias Sexuais e de Gênero , EnfermagemResumo
Objetivo: desvelar as experiências de homens transexuais durante o parto e pós-parto à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. Método: estudo qualitativo e descritivo operacionalizado pelo método de estudo de casos múltiplos. Coleta de dados realizada por meio da amostragem do tipo intencional composta por cinco homens transexuais, selecionados por critérios de conveniência e disponibilidade. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram organizados e adaptados ao Modelo Sunrise. Resultados: a maioria dos participantes são “primíparos”, e com parto cesáreo. Na adaptação do Modelo Sunrise , observou-se o estímulo à medicalização e manejo mecanicista do parto; medo do parto natural; violência perpetrada contra os homens transexuais resultantes da dificuldade de acesso à informação por parte do homem gestante e atenção obstétrica não qualificada às necessidades do público, repercutindo em cuidado fragilizado, com insatisfação frente ao serviço de saúde. Conclusão: as experiências de homens transexuais durante o parto e pós-parto perpassam por um misto de vivências, geradoras de danos, sobretudo, quando vinculadas às situações de violência transfóbica e violação de direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.