Utilização do expert-modeling videos em telessimulações no ensino de enfermagem pediátrica e neonatal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7044.4243Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica , Enfermagem Neonatal , Filme e Vídeo Educativo , Educação em Enfermagem , treinamento por Simulação , Pesquisa em Educação de EnfermagemResumo
Objetivo: aferir a percepção da autoeficácia, autoconfiança e satisfação de graduandos em enfermagem durante a utilização do expert-modeling videos como estratégia de aprendizagem, no período de afastamento social. Método: estudo descritivo, com graduandos das disciplinas de cuidado ao recém-nascido e à criança hospitalizados de instituição de ensino superior de enfermagem do interior do estado de São Paulo, Brasil. As atividades foram organizadas em três momentos, em tempo real: prebriefing , expert-modeling videos e debriefing . O expert-modeling videos substituiu o cenário de simulação clínica durante o afastamento social da pandemia da COVID-19, para desenvolvimento de telessimulação. Para análise da autoconfiança, autoeficácia e satisfação dos estudantes, foram utilizadas escalas validadas específicas. A análise de conteúdo avaliou as vantagens e desvantagens do uso do expert-modeling videos. Resultados: participaram do estudo 39 graduandos. Foram encontrados níveis altos de autoconfiança, autoeficácia e satisfação entre os participantes. As vantagens do expert-modeling videos foram organizadas nas seguintes categorias: Conveniência, Segurança e continuidade dos estudos e Método de ensino eficiente, e as desvantagens em Problemas com tecnologia, Distrações, Ausência de contato pessoal e Fadiga mental. Conclusão: as atividades de telessimulação consolidaram-se como estratégias que permitiram o aprendizado em tempos de ensino remoto emergencial pelo realismo da telessimulação com desenvolvimento de habilidades no cuidado à criança e ao neonato e articulação entre teoria e prática.
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