Aplicativo “Nasci Bem” para profissionais de saúde e familiares de recém-nascidos: construção, validação e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7264.4261

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis , Alojamento Conjunto , Maternidades, Recém-nascido , Salas de Parto , Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: construir, validar e avaliar um aplicativo para dispositivos móveis sobre práticas assistenciais humanizadas ao recém-nascido de risco habitual na maternidade, destinado a profissionais de saúde e familiares. Método: estudo metodológico em sete etapas: revisão de literatura; organização do conteúdo; construção do aplicativo; validação por experts; adequação após validação; avaliação pelo público-alvo; e adequação após avaliação. Participaram 22 experts da validação e 21 pessoas do público-alvo na avaliação. Os instrumentos abordaram conteúdo, aparência e/ou motivação, com a System Usability Scale para usabilidade. Calcularam-se: Índice de Concordância e Escore de Usabilidade. Resultados: na validação, o aplicativo alcançou Índice de Concordância de 0,97; variando de 0,82 a 1,0 entre os itens analisados. Na avaliação, o índice foi de 0,99; variando de 0,95 a 1,0. Na usabilidade da primeira versão, o Índice de Concordância foi de 0,92 e o Escore de Usabilidade de 93. Já na segunda, o índice foi de 0,93 e escore de 94, indicando usabilidade melhor alcançável desde a primeira versão. Conclusão: o aplicativo “Nasci Bem” demonstrou ser compreensível, relevante, pertinente, eficiente, de fácil utilização e baixa inconsistência, e com excelente potencial de uso como tecnologia educacional para profissionais e familiares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Lucchese, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

    Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aplicativo “Nasci Bem” para profissionais de saúde e familiares de recém-nascidos: construção, validação e avaliação. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4261. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7264.4261