Estudo multicêntrico sobre satisfação, estresse e condições de trabalho na Enfermagem em países latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7337.4393Palavras-chave:
Estresse Ocupacional; Coronavírus; Sobrecarga de Trabalho; Satisfação no Trabalho; Pesquisa em Enfermagem; MulticêntricoResumo
Objetivo: avaliar o nível de satisfação profissional, os estressores e as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em alguns países da América Latina durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal realizado com profissionais de enfermagem atuantes em instituições hospitalares, de atenção primária, educacionais, governamentais, de pesquisa, comerciais e independentes. Foi realizada uma pesquisa online que avaliou a satisfação com o instrumento Font-Roja , as características sociodemográficas, os fatores de estresse e as condições de trabalho. Resultados: participaram 1.215 trabalhadores da Argentina, Colômbia, México, Equador e Panamá. O escore geral de satisfação foi 81,5 (DP:11,6). Houve menor satisfação nas dimensões tensão, pressão, características extrínsecas e monotonia. Foi relatado aumento no estresse no trabalho (84,3%), carga de trabalho (81,3%), medo do SARSCoV-2 (67,7%), incerteza no trabalho (51,2%) e redução salarial (20,4%). Os fatores laborais relacionados à satisfação foram: recomendação do emprego, jornada mista, trabalho assistencial, aumento do estresse, aumento da carga horária, redução salarial e compra de elementos de proteção. Conclusão: os aspectos da satisfação no trabalho mais afetados durante a pandemia foram pressão, tensão, falta de independência e monotonia no trabalho; esta satisfação foi reduzida devido ao aumento do estresse e da carga de trabalho, aquisição de elementos de proteção individual e redução salarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.