Indicação e implementação de dispositivos de tecnologia assistiva a partir do uso do modelo teórico “Matching Person Technology (MPT)”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p155-163Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, Pessoas com deficiência, Terapia Ocupacional, Equipamentos de auto-ajuda, Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde), ReabilitaçãoResumo
No Brasil, estudos evidenciaram lacunas nas fundamentações teóricas e nos instrumentos avaliativos específicos de tecnologia assistiva (TA). Objetivo: Indicar e implementar TA a partir do modelo Matching Person Technology e identificar os fatores que favorecem ou limitam este processo. Método: Trata-se de um estudo de quatro casos múltiplos descritivos de natureza qualitativa. Foi utilizado, a Avaliação da Predisposição ao Uso do Dispositivo de Tecnologia Assistiva e roteiro de observação. Os dados quantitativos foram analisados pela somatória dos escores, expressos em frequências e os qualitativos pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foram elaborados 1 caderno de comunicação alternativa (CA), 2 pranchas de CA, 1 pulseira de peso e 1 software para comunicação. Em 90% dos participantes a linguagem foi mencionada como limitação, em 100% foi identificado fatores psicossociais positivos para o uso da TA e 90% tiveram altas expectativas em relação ao uso de TA. A observação mostrou fatores favoráveis (participação ativa nas escolhas, facilidade de uso, apoio da família) ou limitadores ao uso do dispositivo (frustração, dificuldade dos pais em aceitarem as escolhas e restrição social). Discussão e Conclusão: O modelo e a avaliação utilizados contribuíram para a escolha do dispositivo e no processo de implementação de TA.