Duas sonatas russas
Tensões entre formas longas e formas breves em Tolstói e Leskov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150299Palavras-chave:
Liév Tolstói, Nikolai Leskov, Walter Benjamin, Conto, NovelaResumo
Este artigo procura investigar aproximações e diferenças entre o conto “A propósito da sonata a Kreutzer”, de Nikolai Leskov, e a novela A sonata a Kreutzer, de Liév Tolstói, quanto às suas constituições formais. Partindo da análise que Walter Benjamin realiza sobre as especificidades dos contos de Leskov, em “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, nossa proposta é averiguar as tensões entre formas longas e breves na Modernidade, e de que maneira estas são internalizadas nas obras desses autores russos no final do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).