Sobre a pequena burguesia - Maksim Górki
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.228073Palavras-chave:
Maksim Górki, Pequena burguesia, Artigo jornalístico, Socialismo soviético, Literatura russaResumo
O artigo "Sobre a pequena burguesia" (O meschanstve), publicado em 1929 por Maksim Górki, é um dos textos mais representativos do autor, por tratar deste conceito tão relevante e quase intraduzível da língua russa. O conceito, nada lisonjeiro, aqui traduzido por "pequena burguesia" refere-se não apenas a uma classe social, mas a uma postura ideológica e comportamental adotada por determinado grupo de pessoas, a qual envolve atitudes medíocres, autocentradas, mecanizadas, mesquinhas e vulgares. Este artigo, portanto, para além de apresentar o ponto de vista de Górki sobre o tema, inserido no contexto histórico revolucionário na Rússia, constitui importantíssima referência teórica sobre a compreensão daquela porção da sociedade também retratada pelo autor na célebre peça Pequeno-burgueses. As questões discutidas permanecem relevantes e refletem aspectos da sociedade ainda hoje pertinentes.
Downloads
Referências
GORKI, Maskim. Publitsistitcheskie stati. Leningrad: Lengikhl, 1933, pp. 87-96.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Barros Vasques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).