Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras

Autores/as

  • Franciele Ariene Lopes Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Programa de Pós-Graduação em Educação Social
  • Ilidio Roda Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Programa de Pós-Graduação em Educação Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902017167259

Palabras clave:

Saúde do Trabalhador, Adoecimento, Docente, Gestão da Saúde

Resumen

A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele.

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Publicado

2017-09-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Santana, F. A. L., & Neves, I. R. (2017). Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras. Saúde E Sociedade, 26(3), 786-797. https://doi.org/10.1590/s0104-12902017167259