Pesquisa qualitativa em saúde: percursos e percalços da formação para pesquisadores iniciantes

Autores

  • Alexandro da Silva Universidade Federal de São Paulo; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde
  • Carlos Roberto Castro-Silva Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva
  • Ludmila de Moura Universidade Federal de São Paulo; Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902018172700

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa em Saúde, Carreira de Pesquisador Iniciante, Formação em Saúde

Resumo

O artigo problematiza o desenvolvimento da carreira de pesquisadores na área da pesquisa qualitativa em saúde. Apoiando-se em duas perspectivas teóricas que discutem o campo da pesquisa qualitativa, põe em perspectiva elementos das vivências de pesquisadores iniciantes a partir de nossa tradição cultural de desenvolvimento na pós-graduação. Partindo das questões que emergem dessas discussões, traz um levantamento bibliográfico acerca da pesquisa qualitativa em saúde como forma de compreender ao que tem acesso o pesquisador iniciante e como, no conjunto, essas referências caracterizam formas de produção científica no campo da saúde. Os elementos levantados apontam que existem questões ligadas à pesquisa qualitativa em saúde que subsidiam modelos de ensino em pesquisa tão diversos quanto diversas são as formas de compreender as questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Nesse sentido, o percurso de pesquisadores iniciantes está muito mais ligado à expertise de seus orientadores do que propriamente a uma cultura acadêmica de formação em pesquisa qualitativa na área da saúde.

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Silva, A. da, Castro-Silva, C. R., & Moura, L. de. (2018). Pesquisa qualitativa em saúde: percursos e percalços da formação para pesquisadores iniciantes. Saúde E Sociedade, 27(2), 632-645. https://doi.org/10.1590/s0104-12902018172700