Laboratório de mudança: método para compreensão da crise entre universidade pública e sociedade

Autores

  • Susana Vicentina Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental
  • Amanda Aparecida Silva Macaia Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental
  • Sayuri Tanaka Maeda Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Marco Antonio Pereira Querol Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Engenharia Agronômica
  • Laura Elina Seppänen Finnish Institute of Occupational Health
  • Rodolfo de Andrade Gouveia Vilela Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170845

Palavras-chave:

Metodologia, Aprendizagem, Saúde do Trabalhador, Relações Comunidade-Instituição, Extensão Universitária

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se um método de intervenção formativa contribui para que os profissionais de atividades colaborativas formem uma compreensão histórica dos problemas enfrentados em crises interinstitucionais e criem soluções para essas situações. Apresentamos o método Laboratório de Mudança (LM), inspirado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural (TAHC). Ele é ilustrado com um caso empírico de intervenção na qual foi identificada a gênese histórica e as contradições que levaram à crise entre uma universidade pública e um centro de saúde escola. Para o estudo foram utilizados dados obtidos a partir de registros efetuados ao longo da intervenção, entre 2013 e 2015, assim como entrevistas e comentários dos participantes. Como resultado, eles analisaram historicamente suas atividades e desenharam novos cenários de colaboração futura, visando uma solução para a crise, no âmbito de possíveis relações acadêmico-pedagógicas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A análise sugere a existência de contradições nos objetos das atividades de assistência à saúde e educação que podem estar no cerne da relação problemática entre outras instituições semelhantes que precisam desenvolver atividades colaborativamente. O LM, enquanto metodologia de intervenção formativa, integra diagnóstico, aprendizagem, protagonismo dos participantes e criação de soluções como parte de um mesmo processo.

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Publicado

2018-09-02

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Costa, S. V., Macaia, A. A. S., Maeda, S. T., Querol, M. A. P., Seppänen, L. E., & Vilela, R. de A. G. (2018). Laboratório de mudança: método para compreensão da crise entre universidade pública e sociedade. Saúde E Sociedade, 27(3), 769-782. https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170845