O ensino das ciências sociais e humanas na graduação em saúde coletiva: entre desafios e oportunidades de transgressões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190131

Palavras-chave:

Ensino das Ciências Sociais e Humanas, Graduação em Saúde Coletiva, Conhecimento Pluriuniversitário, Perfil de Egresso

Resumo

A implantação, em 2009, do curso de graduação em saúde coletiva (GSC) no Brasil e sua progressiva disseminação trouxe à tona velhas questões de ordem epistemológica, prática ou político-institucional relacionadas ao ensino das ciências sociais e humanas (CSH) nesse contexto e fez emergir outras. Sobretudo, esse novo curso recoloca no centro do debate a questão da identidade do campo da saúde coletiva ou as especificidades de seus objetos, atores/ agentes, conhecimentos e práticas. Afinal, tanto os projetos pedagógicos (perfil de egresso, estrutura curricular etc.) quanto seu modus operandi refletem uma dada concepção do campo. Propõe-se, neste artigo, discutir peculiaridades e desafios do ensino das CSH na GSC, considerando esses elementos a partir da análise da experiência de um curso em particular ou, melhor dito, do compartilhamento de vivências e impressões das autoras que integram seu corpo docente. Na primeira parte do texto, são esboçados argumentos em defesa da formação emancipatória e do conhecimento pluriuniversitário, apoiados no diálogo com Boaventura de Souza Santos. Entende-se que tais perspectivas são especialmente bem-vindas na GSC, a qual tem se revelado um espaço profícuo de experimentação de novas formas de agir na educação e na saúde.

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Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Trad, L. A. B., Mota, C. S., & López, Y. A. A. (2019). O ensino das ciências sociais e humanas na graduação em saúde coletiva: entre desafios e oportunidades de transgressões. Saúde E Sociedade, 28(2), 11-24. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019190131