Significados do uso de plantas medicinais para docentes do curso de enfermagem na Catalunha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200963

Palabras clave:

Plantas Medicinais, Terapias Complementares, Educação em Enfermagem, Enfermagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é conhecer os significados que o uso de plantas medicinais como terapia complementar no cuidado à saúde tem para docentes do curso de enfermagem na Catalunha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro docentes do curso de enfermagem de uma universidade espanhola situada na região da Catalunha, no mês de maio de 2016. Para interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Na análise de conteúdo, emergiram dois temas: conhecimento e utilização de terapias complementares; e a cultura familiar influenciando o uso das plantas medicinais. Na primeira categoria, destacou-se que, além de conhecer, os professores também faziam uso das plantas frequentemente. Na segunda, ressalta-se como a influência familiar esteve presente e foi importante para perpetuar o conhecimento e formas de utilização durante as gerações. Evidenciou-se a popularização das terapias complementares e, portanto, é indispensável a articulação da prática pelos profissionais de saúde desde o processo de formação, sobretudo na enfermagem, tendo em vista a integralidade do cuidado oferecido ao usuário.

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Biografía del autor/a

  • Marcio Rossato Badke, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Amanda Suélen Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Mariana Ferreira Scopel, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Maria-Antonia Martorell-Poveda, Universidad Rovira i Virgilli

    Universidad Rovira i Virgilli. Departamento de Enfermería. Tarragona, Catalunha, Espanha.

Publicado

2021-06-02

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Badke, M. R., Cogo, S. B., Monteiro, A. S., Scopel, M. F., & Martorell-Poveda, M.-A. (2021). Significados do uso de plantas medicinais para docentes do curso de enfermagem na Catalunha. Saúde E Sociedade, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200963