O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021210070

Mots-clés :

Professores, Trabalho, Saúde do trabalhador

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar.

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Publiée

2021-09-29

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Silva, J. P. da, & Fischer, F. M. (2021). O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura. Saúde E Sociedade, 30(4). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021210070