Multiplicidade e instabilidade ontológica nos corações não-humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022220045pt

Palavras-chave:

Constituição corporal, Biotecnologia, Transplante de coração, Insuficiência cardíaca, Coração artificial

Resumo

O artigo reflete sobre as relações entre corpos biológicos e artefatos tecnológicos, a partir da pesquisa etnográfica sobre o desenvolvimento de tecnologias de assistência circulatória, conhecidas como corações artificiais. Para compreender as corporeidades que tais dispositivos mecânicos ajudam a produzir, buscamos aqui caracterizar dois tipos de corpos instituídos a partir de práticas médicas e biotecnologias projetadas para pacientes com insuficiência cardíaca avançada. Os corpos imunológicos, produzidos a partir dos transplantes de coração, serão contrastados aos corpos biônicos, compostos pelo arranjo com corações artificiais. Propomos que é preciso considerar que cada uma dessas tecnologias se coproduz com distintas naturezas, sustentadas em materialidades, práticas, moralidades e pressupostos específicos. A atenção dada às práticas e à materialidade permitirá destacar os diversos entrelaçamentos materiais-semióticos. Resgatar a trajetória de desenvolvimento desse campo nos permitirá explorar o imaginário a partir do qual tais intervenções emergem, assim como as transformações ocorridas, ressaltando o vínculo ao corpo-máquina tecido no âmbito biomédico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisol Marini, Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Política Científica e Tecnológica. Campinas, SP, Brasil.
    Universidade MacGill. Faculty of Medicine and Health Sciences. Social Studies of Medicine. Montreal, Canada.

  • Marko Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Política Científica e Tecnológica. Campinas, SP, Brasil.

  • Jenny Slatman, Tilburg University

    Tilburg University. School of Humanities and Digital Sciences. Departament of Culture Studies. Tilburg, Holanda.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Marini, M., Monteiro, M., & Slatman, J. (2022). Multiplicidade e instabilidade ontológica nos corações não-humanos. Saúde E Sociedade, 31(2), e220045pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022220045pt