Incentivos financeiros para mudança de modelo na atenção básica dos municípios paulistas

Autores

  • Ligia Schiavon Duarte aInstituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Mônica Martins de Oliveira Viana aInstituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Nayara Scalco Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Mariana Tarricone Garcia Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Luiz Victor Felipe Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210401pt

Palavras-chave:

Financiamento da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Política de Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar as transferências financeiras no âmbito do Bloco da Atenção Básica para os municípios do estado de São Paulo, no período entre 2011 e 2017, e sua relação com a mudança de modelo de atenção na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza quantitativa e de corte longitudinal retrospectivo. Foram analisadas transferências ocorridas no âmbito do Piso da Atenção Básica Variável (PAB Variável), agregadas segundo vinculação com mudança de modelo. Também foram considerados cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF), número de visitas domiciliares e o percentual de municípios que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade da AB (PMAQ). Os resultados indicam a relevância que os Incentivos para mudança de modelo assumiram no financiamento da atenção básica no estado de São Paulo, em especial para municípios de pequeno porte, sugerindo o interesse da gestão municipal em implementar as medidas propostas. Contudo, constatam-se obstáculos para a identificação de mudança das práticas, de forma que o modelo de atenção em vigência não fica devidamente explicitado, a partir dos indicadores analisados. Conclui-se a necessidade de complementar a utilização do financiamento como dispositivo indutor de mudança de modelo com processos avaliativos voltados, especificamente, para a consolidação da APS abrangente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Martins de Oliveira Viana, aInstituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde. São Paulo, SP, Brasil.

  • Nayara Scalco, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS. São Paulo, SP, Brasil.

  • Mariana Tarricone Garcia, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde. São Paulo, SP, Brasil.

  • Luiz Victor Felipe, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde. São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Duarte, L. S., Viana, M. M. de O., Scalco, N., Garcia, M. T., & Felipe, L. V. (2023). Incentivos financeiros para mudança de modelo na atenção básica dos municípios paulistas . Saúde E Sociedade, 32(1), e210401pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210401pt