Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902023220824pt

Palavras-chave:

Educação Permanente em Saúde, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas

Resumo

Objetivou-se compreender a percepção dos coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde sobre o processo de implantação e desenvolvimento desses núcleos no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com oito Coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde dos Serviços do Estado da Paraíba, nos meses de julho e agosto de 2021. As entrevistas foram coletadas por meio de roteiro semiestruturado e verificadas por intermédio da análise de conteúdo temática. Os coordenadores destacaram aspectos facilitadores no processo de implementação dos núcleos, especialmente no que se refere ao trabalho colaborativo e compartilhamento das ações para viabilização do processo educativo. Elencaram-se como fragilidades a falta de recursos humanos e a ausência de um planejamento sistemático que possa assegurar uma continuidade das ações de acordo com as necessidades setoriais. Destacou-se o esforço dos coordenadores para desenvolver atividades e garantir a viabilização da ação educativa nos serviços, entretanto faz-se necessário o apoio institucional para garantia do desenvolvimento essencial dos núcleos tanto na destinação de recursos humanos quanto na promoção do debate acerca da ressignificação das propostas de Educação Permanente em Saúde à luz dos referenciais sobre metodologias ativas.

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Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Teodosio, S. S.-C. da S., Nóbrega, C. B. de M., Kluczyni, C. E. N., & Meneses, L. B. de A. (2023). Implantação e desenvolvimento dos núcleos de educação: a percepção dos coordenadores. Saúde E Sociedade, 32(supl.2), e220824pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902023220824pt