Vítimas indiretas dos homicídios: impactos; apoio recebido e estratégias de superação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

vítimas indiretas, homicídio, ocupação humana, apoio social, estratégias de superação

Resumo

O Brasil tem apresentado elevado percentual de homicídio e mortes por intervenção legal. Este artigo faz parte de um estudo qualitativo de casos múltiplos sobre vítimas indiretas que perderam parentes por homicídio devido à ação de agentes de segurança e de policiais no Rio de Janeiro. Os dados provêm de quatro entrevistas individuais com familiares de pessoas mortas por policiais e três familiares de policiais vítimas de homicídio, que foram submetidos à análise temática. Os depoimentos revelaram os impactos da perda do familiar na saúde das vítimas indiretas, como o intenso sofrimento mental e a repercussão negativa em ocupações humanas, como trabalho, lazer, sono e cuidado em saúde. Ante a experiência traumática, o apoio das instituições é limitado, ao passo que grupos ativistas e entidades ligadas aos direitos humanos são relatados, pelos entrevistados, como de grande ajuda na elaboração da dor da perda, sobretudo no grupo dos que perderam seus entes pela ação policial. O estudo indica a necessidade de pesquisas sobre as lacunas entre os equipamentos e políticas públicas e as necessidades das vítimas indiretas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edinilsa Souza, Fundação Oswaldo Cruz

    Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Bruno Poltronieri, Instituto Federal de Educação

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Rayana Bueno, Fundação Oswaldo Cruz

    Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2024-05-10

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Souza, E., Poltronieri, B., & Bueno, R. (2024). Vítimas indiretas dos homicídios: impactos; apoio recebido e estratégias de superação. Saúde E Sociedade, 33(1), e230138pt. https://doi.org/10.1590/