“Eu não sei como eu tenho força pra vir na escola”: manifestações e implicações do bullying entre adolescentes escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

bullying, adolescente, violência, serviços de saúde escolar, enfermagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, pelo uso do Photovoice, as representações de bullying presentes entre adolescentes escolares do ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 54 adolescentes da rede pública de ensino do estado do Paraná, organizados em seis grupos focais. Os dados foram coletados mediante a técnica participativa Photovoice e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Da análise dos dados emergiram três categorias: “Bullying estético, homofóbico e de gênero: estratégias subversivas”, “Os efeitos danosos do bullying” e “O diálogo interdisciplinar como estratégia de prevenção e combate ao bullying”. Com os resultados, foi possível evidenciar que a prática do bullying acontece a partir das dissonâncias entre agressores e vítimas, com insultos à condição de conformação corporal, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros. Por essa razão, é preciso viabilizar ações articuladas entre educação e saúde para o diálogo e escuta a respeito do bullying na comunidade escolar, com vistas a seu enfrentamento, prevenção e proteção, almejando, sobretudo, o respeito e valorização das diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Raone Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

    Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil.

  • Isaias Batista de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Maringá

    Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Teoria e Prática da Educação. Maringá, PR, Brasil.

  • Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

    Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Ferreira, D. R., Oliveira Junior, I. B. de, & Higarashi, I. H. (2024). “Eu não sei como eu tenho força pra vir na escola”: manifestações e implicações do bullying entre adolescentes escolares. Saúde E Sociedade, 33(1), e220692pt. https://doi.org/10.1590/