Do olhar da espiral caleidoscópica do cuidado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palabras clave:

cuidado, cuidados integrais de saúde, prática integral de cuidados de saúde

Resumen

O campo da saúde tem como referente central e “alma” a produção do cuidado, um conceito polissêmico e polifônico, com um uso ubíquo, envolvido em disputas de sentidos. Propõe-se uma distinção entre cuidado e clínica, esta tida como uma construção sociotécnica que pode ou não ser subsumida pelo cuidado. Toma-se os conceitos de perspectivismo e de regimes de verdade como referenciais teóricos para as análises sobre o que pode ser enunciado como o cuidado em certo tempo e lugar: uma produção de mundos e de sentidos. Engendra-se uma espiral caleidoscópica intercessora para analisar tais sentidos, chegando a três grupos de perspectivas: o cuidado em saúde como um equivalente geral de práticas em saúde e intervenções clínicas, o cuidado em saúde como uma clínica integral e emancipatória, e o cuidado em saúde como uma micropolítica no encontro intercessor. São múltiplos mundos que carregam suas próprias verdades e as disputam entre si, por vezes misturando-se em composições de sentidos. Um marcador ético-estético-político que propomos para o uso do conceito cuidado em saúde seria a produção de mais vida nas vidas vividas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Helvo Slomp Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar Macaé, Instituto de Ciências Médicas, Departamento de Saúde Coletiva, Mental e da Família.

  • Maria Paula Cerqueira Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria, Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal.

  • Túlio Batista Franco, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Planejamento em Saúde.

  • Emerson Elias Merhy, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar Macaé, Instituto de Ciências Médicas, Departamento de Saúde Coletiva, Mental e da Família.

Publicado

2024-05-10

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Slomp Junior, H., Gomes, M. P. C., Franco, T. B., & Merhy, E. E. (2024). Do olhar da espiral caleidoscópica do cuidado. Saúde E Sociedade, 32(4), e220582pt. https://doi.org/10.1590/