Estresse ocupacional, saúde mental e gênero entre docentes do ensino superior: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Saúde Mental, Docentes, Gênero e Saúde, Revisão

Resumo

O trabalho docente nas universidades tem sido marcado por sobrecarga exaustiva com a lógica do trabalho intensificado e precarizado. Além disso, estudos relacionando gênero, saúde e trabalho docente ainda são escassos. Neste artigo, objetivou-se identificar e avaliar criticamente as evidências científicas relacionadas ao estresse ocupacional e aos transtornos mentais entre docentes do ensino superior na perspectiva de gênero. Realizou-se revisão integrativa nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, entre os meses de maio e junho de 2019, a partir das combinações dos descritores indexados: occupational stress; mental disorder; mental health; higher education; faculty; universities e das palavras-chave: faculty teacher; faculty teachers; university teacher; university teachers; academic setting; academic settings. Os resultados sinalizam que o estresse ocupacional é uma realidade nas universidades, com docentes cada vez mais insatisfeitos(as) e apresentando altas prevalências de transtornos mentais e sintomas depressivos. Ficou evidente a necessidade de responsabilização por parte da gestão educacional. A perspectiva de gênero manteve-se ausente ou superficial nas produções acadêmicas revisadas. É preciso concentrar-se em medidas que possam melhorar a qualidade do trabalho nas universidades, tornando-as um espaço prazeroso para homens e mulheres de forma igualitária.

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Publicado

2024-05-10

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Pinho, P. de S., Freitas, A. M. C., Patrão , A. L., & Aquino, E. M. L. (2024). Estresse ocupacional, saúde mental e gênero entre docentes do ensino superior: revisão integrativa. Saúde E Sociedade, 32(4), e210604pt. https://doi.org/10.1590/