Educação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugal

Autores

  • Danielle Abdel Massih Pio Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?
  • Mônica Martins de Oliveira Faculdade de Medicina de Marília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100025

Resumo

A prática assistencial tem suscitado inquietações relacionadas ao cuidado dispensado às mulheres, com a atenção para questões que se revestem de extrema importância na Saúde Materna na Saúde Pública. Propõe-se disparar neste estudo a discussão sobre os alcances e desafios da integralidade do cuidado à saúde materna, a partir da experiência de uma das autoras em cenários de saúde do Brasil e Portugal. Será apresentada a análise comparada do formato de grupos de gestantes enquanto estratégia frequente, principalmente na Atenção Primária dos dois países. Para isso, foi utilizada a observação participante de dois grupos de gestantes, um em cada país. A organização dos grupos foi apresentada e analisada em suas configurações metodológicas e práticas. A análise das experiências indica que os dois grupos podem ser considerados informativos ou educativos, com metodologia e estruturação sob a forma de palestras com temas pré-definidos, com reduzida possibilidade de reflexão e empoderamento, devido à forma fragmentada de apresentação, o que pode também denotar diminuída reflexão acerca das mudanças no papel feminino. Conclui-se que a necessidade do cuidado às mulheres, em distintos momentos de suas vidas, pressupõe a contínua luta por uma abordagem ampliada e integral, enfatizando a rede de cuidados e o enfoque na promoção de saúde.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Parte III - Relato de Experiência

Como Citar

Pio, D. A. M., & Oliveira, M. M. de. (2014). Educação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugal . Saúde E Sociedade, 23(1), 313-324. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100025