Então entra, porque continuo te vendo: ambiguidade e melancolia em La ciudad de los fotografos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103713Palavras-chave:
documentário, fotografia, memória, ditaduras latino-americanas, resistênciaResumo
Desde que compreenderam a força da imagem na reconstrução da memória, ativistas e militantes de esquerda se valeram, não poucas vezes, da máquina fotográfica como "arma" essencial para que a barbárie não fosse soterrada durante as últimas ditaduras militares da América Latina. São imagens que, potentes na simbologia icônica que encerram, atestam uma realidade que, enquadrada, aconteceu. Assim é em La ciudad de los fotografos (A cidade dos fotógrafos, 2006), documentário dirigido por Sebastián Moreno, cuja primeira camada busca resgatar o papel essencial que o registro fotográfico teve na vida do diretor e na resistência a Pinochet. No entanto, algo, aos poucos,vai se configurando, fraturando a constituição de uma memória já definida e trazendo à tona as ambiguidades que também permeiam o território dos sobreviventes.
Downloads
Referências
AUMONT, J. A Imagem. Campinas,São Paulo: Papirus, 1993.
AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
BENJAMIN, W. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CAMPO, J. Cine documental argentino – Entre el arte, la cultura y la política. Buenos Aires: Imago Mundi, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.
FANON, F. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FERNANDÉZ, C. La Memoria Audiovisual. In Escrituras del malestar - Chile del Bicentenario. Santiago: Universidad de Chile, 2011.
FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1992.
LEFEBVRE, H. La presencia y la ausência – Contribución a la teoria de las representaciones. México: FCE, 2006.
PIEDRAS, P. El cine documental em primeira persona. Buenos Aires: Paidós, 2014.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007.
SARLO, B. Tempo Passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SEIXAS, J. A. de. "Percursos de memórias em terras de História: problemáticas atuais". In Bresciani, M. S. e Naxara, M. (orgs). Memória e (Res)Sentimento. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
SENNETT, R. O Artífice. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Denise Tavares da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.