A imagem interessante: cinema e suspensão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110850Palavras-chave:
Narrativa cinematográfica, Suspensão narrativa, Imagem cinematográficaResumo
Este artigo busca investigar a partir de que momento, por quais critérios e com que exatidão podemos afirmar que há “suspensão narrativa”, quais as qualidades das imagens que operam essa suspensão e quais as suas consequências na experiência do espectador. Para tanto, articularemos um panorama teórico sustentado por diversas noções – o “conceito estendido de moving-picture dance” (Carroll), a “fotogenia” (Epstein, Xavier), o “número musical” (Altman, Sutton), o “cinema de atrações” (Geaudreault, Borges), o “punctum” e o “terceiro sentido” (Barthes) e o “excesso” (Thompson) – e avançaremos que, ao rescindir com as motivações e com a lógica causal da trama, essa imagem “interessante por si própria” acaba por revelar uma “elasticidade” latente na própria narrativa cinematográfica.
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