Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, coordenação de Mariano Mestman
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.123707Palavras-chave:
cinema latino-americano, 1968, vanguardas cinematográficas, engajamento político, Nuevo Cine LatinoamericanoResumo
Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, organizado por Mariano Mestman, analisa as rupturas ocorridas em distintas cinematografias da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai – em torno a 1968. O ano é pensado como símbolo de uma “época”, palco de contestações políticas e proposições vanguardistas em diferentes partes do mundo. Mestman pretende entender como essas rupturas incidiram em cada caso nacional, convidando autores de distintas nacionalidades para analisarem as transformações cinematográficas em seus respectivos países. O livro traz ainda, em sua segunda parte, artigos que pensam essas rupturas em uma perspectiva transnacional.Downloads
Referências
DÁVILA, I. D. V. Cámaras en trance. El nuevo cine latino-americano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2014.
FLORES, S. El Nuevo Cine Latinoamericano y su dimensión continental. Regionalismo e integración cinematográfica. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013.
GILMAN, C. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
JAMESON, F. Periodizar los 60s. Córdoba: Alción Editora, 1984.
LEÓN FRÍAS, I. El Nuevo Cine Latinoamericano de los Años Sesenta. Entre el mito político y la modernidad fílmica. Lima: Universidad de Lima; Fondo Editorial, 2013.
MESTMAN, Mariano (coord.). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina. Buenos Aires: 2016.
OSSA, Carlos. El ojo mecánico: cine político y comunidad en América Latina. Santiago: Fondo de Cultura Económica, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Carolina Amaral de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.