Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, coordenação de Mariano Mestman

Autores

  • Carolina Amaral de Aguiar Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.123707

Palavras-chave:

cinema latino-americano, 1968, vanguardas cinematográficas, engajamento político, Nuevo Cine Latinoamericano

Resumo

Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, organizado por Mariano Mestman, analisa as rupturas ocorridas em distintas cinematografias da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai – em torno a 1968. O ano é pensado como símbolo de uma “época”, palco de contestações políticas e proposições vanguardistas em diferentes partes do mundo. Mestman pretende entender como essas rupturas incidiram em cada caso nacional, convidando autores de distintas nacionalidades para analisarem as transformações cinematográficas em seus respectivos países. O livro traz ainda, em sua segunda parte, artigos que pensam essas rupturas em uma perspectiva transnacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Amaral de Aguiar, Universidade de São Paulo
    Pós-doutoranda em Cinema pela ECA-USP. Doutora em História Social pela FFLCH-USP (2013). Mestre em Estética e História da Arte (2007), bacharelado (2002) e licenciatura (2003) em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

DÁVILA, I. D. V. Cámaras en trance. El nuevo cine latino-americano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2014.

FLORES, S. El Nuevo Cine Latinoamericano y su dimensión continental. Regionalismo e integración cinematográfica. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013.

GILMAN, C. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.

JAMESON, F. Periodizar los 60s. Córdoba: Alción Editora, 1984.

LEÓN FRÍAS, I. El Nuevo Cine Latinoamericano de los Años Sesenta. Entre el mito político y la modernidad fílmica. Lima: Universidad de Lima; Fondo Editorial, 2013.

MESTMAN, Mariano (coord.). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina. Buenos Aires: 2016.

OSSA, Carlos. El ojo mecánico: cine político y comunidad en América Latina. Santiago: Fondo de Cultura Económica, 2013.

Downloads

Publicado

12/21/2016

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Aguiar, C. A. de. (2016). Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, coordenação de Mariano Mestman. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 238-248. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.123707